CAPÃO DA CONVENÇÃO É TEMA DE FESTIVAL EM JÚLIO DE CASTILHOS


HISTÓRIA - Em 1886 no Brasil, a monarquia denunciava a sua incapacidade para resolver os problemas mais graves do país. Os conflitos, as guerras, o uso da violência, a crise rural do Nordeste, o crescimento de São Paulo devido ao deslocamento da cultura do café, ligam-se à escravatura, que não teve acompanhamento de medidas políticas relacionadas com o enquadramento social, econômico ou cultural. Todas estas questões não resolvidas e perante a passividade dos políticos, o liberalismo começou sua decadência.

Assim sendo, foi que aos 21 dias de março de 1889, alguns republicanos de estirpe se reuniram e assinaram um compromisso, o “ de impedir o advento do 3º reinado”. A referida reunião ocorreu na Fazenda da Reserva, município de Vila Rica, hoje Júlio da Castilhos.

Assinaram este compromisso Candido Pacheco de Moraes Castro, Joaquim Antônio da Silveira, Lauro Domingues Prates, Fernando Abott, Ernesto Alves de Oliveira, José Gomes Pinheiro Machado, Victorino Monteiro, Possidonio da Cunha, Homero Baptista, Manoel da Cunha Vasconcellos, J.F. Assis Brasil, Salvador Pinheiro Machado, Júlio de Castilhos – Fonte: Brossard, Paulo, Op.Cit., 1º vol.,p.29.

MUNICÍPIO – O município de Júlio de Castilhos passou a destacar-se no cenário histórico do estado e do país após esta Convenção.

O monumento à Convenção da Reserva foi erguido a 11 km da cidade que se tornou célebre por ter sido palco para uma das participações políticas mais significativas de seu filho mais ilustre. Edificado com granito cor de rosa, com placa de bronze com a transcrição da Ata lavrada naquele dia, o monumento foi inaugurado em 15 de novembro de 1939, data de comemoração do cinqüentenário da Proclamação da República.

FESTIVAL – A I CONVENÇÃO NATIVISTA DE JÚLIO DE CASTILHOS tem como objetivo desenvolver, despertar, cultivar e preservar os temas regionais gaúchos. A se realizar nos dias 27, 28 e 29 de novembro no Parque de Exposições divididos na fase local e a fase geral. Um festival exclusivamente CAMPEIRO aguarda inscrições até o dia 09 de novembro, devendo os trabalhos serem inéditos e encaminhados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura na Avenida Getúlio Vargas, nº 23, CEP 98.130-000, centro, Júlio de Castilhos. Fones para contato 55 3271-8148.

Este evento é uma promoção da Associação Cultural de Julio de Castilhos, Prefeitura Municipal, Câmara de Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, apoio Centro de Tradições Gaúchas Júlio de Castilhos e a produção Aline Ferrão Produções.

Um comentário:

  1. muito bom, adorei, estou fazendo um trabalho de escola e esse arquivo me ajudou mttttt.
    obrigadaaaa

    ResponderExcluir

Seguidores