“Esse guri é a vitamina que a música gaúcha precisa.” A frase de Zé Caradípia, que acabou por dar nome ao CD – Vitamina Z - retrata muito do compositor, instrumentista e cantor de Santo Antonio da Patrulha, Zelito que lança seu primeiro trabalho no próximo dia 16, terça-feira, às 21h no Teatro Túlio Piva, em Porto Alegre.
O “guri”, Joselito Ramos Souza, nasceu em uma família onde a cultura açoriana, manifestação essencialmente regional no RS e característica de sua cidade natal, Santo Antonio da Patrulha, esteve sempre presente em sua vida. Aos oito anos Zelito tocava violão. Aos 12, o violino nos Ternos de Reis e a viola de 15 no grupo açoriano “Charamba”, formado pela família. Aos 17, já vivia profissionalmente como músico, tocando contrabaixo em bailes pelo Rio Grande do sul afora.
A poesia e a composição já estavam presentes desde a infância e firmaram-se como característica principal do músico, o que o levou em 2006 ao Rio de Janeiro mostrar seu trabalho, editar 23 deles na Sony e emplacar uma composição no novo CD da cantora Luka a ser lançado em março de 2009.
Em 2007, de volta a capital gaúcha, Zelito efetivou suas parcerias musicais sem preconceito, fazendo uma música regional sempre com fusões da vida urbana. E foi em Porto Alegre que encontrou seus parceiros mais próximos ao nativismo gaúcho, como Pirisca Grecco, que participa cantando, tocando as percussões e assinando a produção musical do primeiro CD. Também Érlon Péricles, compositor afirmado na nova geração da música regional do sul, com que tem participado mais frequentemente dos festivais de música. Além disso, Zelito tem composições gravadas nos novos trabalhos musicais de Shana Muller e Antonio Gringo.
Vitamina Z, gravado em Santa Maria entre janeiro e fevereiro de 2008, conta com a participação de Paulinho Goulart e Guilherme Goulart, nos acordeons; Miguel Tejera, no baixo; Juliana Spanevello, Pedro Ribas e Luka nas interpretações. Zelito, é quem toca os violões e violinos. As composições trazem a parceria de Túlio Urach, Rafael Ovídio, Guilherme Ferrera, Tiago Munari, Pedro Ribas, Pirisca Grecco e do estreante Pedro Borghetti.
Músicas feitas em Santo Antonio da Patrulha, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Uruguaiana, Florianópolis, Osório e Santa Maria, formam um CD onde as influências musicais, que vão de Chico Buarque, passam por Ruben Rada e Fito Paez e chegam a Antonio Gringo, Cao Guimarães e a Banda Doidivanas, evidenciam a brasilidade de um compositor que tem muito a dar. “Milongas que a gente apronta”, uma das composições do disco, faz referência a inspiração musical sem fronteiras de Vitor Ramil e Jorge Drexler.
Arranjos ousados e bem executados, composições que falam de seu lugar, seus sentimentos e inquietudes, do cotidiano de todos nós, e uma voz muito particular fazem de Vitamina Z um disco diferente, diverso e com uma linguagem nova, universalmente regional.
O show é uma promoção conjunta com a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, através da Coordenação de Música, e contará com a participação dos músicos que gravaram o CD.
SERVIÇO
O QUÊ – Lançamento do CD Vitamina Z, de Zelito
AONDE – Teatro de Câmara Túlio Piva - Rua da República, 575, em Porto Alegre
HORÁRIO – 21h
INGRESSO – R$ 10 – a venda na bilheteria do Teatro
Nenhum comentário:
Postar um comentário