Pedro Ortaça recebe prêmio do Ministério da Cultura



Divulgada em 14 de novembro, no Diário Oficial da União, a lista com os agraciados Prêmio Culturas Populares 2008, Edição Mestre Humberto de Maracanã.
Pelo segundo ano, o Ministério da Cultura por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, homenageia e premia iniciativas e manifestações da cultura popular brasileira que fortalecem e divulgam a cultura nos seus mais variados aspectos.
Indicado pela URI, Campus de Santo Ângelo, o cantor e compositor missioneiro Pedro Ortaça, é um dos premiados dessa edição. No entender da equipe do Centro de Cultura do curso de História da URI, pesou a questão de que Pedro Ortaça é o último dos então chamados quatro troncos missioneiros, dos quais faziam parte os saudosos Cenair Maica, Jayme Caetano Braun e Noel Guarani, que na década de 60, se uniram para criar uma nova referência musical.
Conheça um pouco da trajetória musical de Pedro Ortaça: Com mais de 40 anos no meio musical, Pedro Ortaça, possui 9 CDs gravados, além de participação em trabalhos de diversos artistas. No decorrer de sua trajetória missioneira, apresentou-se no estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins e no Pelourinho da Bahia, a convite do Governo daquele estado. A convite, participou de momentos importantes da história de nosso país e de nosso estado. Foi um dos artistas convidados a participar da posse de Luis Inácio da Silva, quando eleito presidente da república pela primeira vez. Participou do Fórum Social Mundial no ano de 2005, na cidade de Porto Alegre. Sua música e sua história, foi motivo de tese para doutorado, na Universidade de Paris.
O cantor, agora Mestre da Cultura Popular, será homenageado pela Universidade e seus admiradores em evento denominado Tributo a Ortaça que está sendo organizado para o dia 2 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores