CAVALEIROS FARROUPILHAS E O LEÃO DO CAVERÁ

Algo muito especial está acontecendo no Instituto Cavaleiros Farroupilhas e é bom para todos os Gaúchos! Para quem não conhece essa instituição de caráter cívico, cultura, social e educacional, forjada de direito há dois anos, com sede em Eldorado do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, mas que de fato existe há quinze anos? Sua primeira missão foi em 1993, na primeira Cavalgada Farroupilha, de São Borja a Uruguaiana em homenagem ao centenário da Revolução Federalista.
Há 15 anos os Cavaleiros desfilaram no 20 de setembro em Uruguaiana e fundaram o Piquete Tradicionalista Cel. Maurício de Abreu, entidade promotora de seus eventos a quem estiveram atrelados até 2005. De 1993 até hoje os Cavaleiros Farroupilhas já andaram em mais de três mil quilômetros de campo no Rio Grande do Sul, Uruguai e no Brasil, e desde 2006 o Instituto Cavaleiros Farroupilhas já fez excursões de relacionamento cultural na EUROPA, fundando o CTG União dos Ideais em Paris, realizou debates pela mídia no programa Galpão do Nativismo da Rádio Gaúcha e Gauchesco & Brasileiro do STC produzidos diretamente da Argentina em Córdoba e Corrientes, da China em Hong Kong e dos Estados Unidos da América em Nova Jérsei, naquele país, protagonizou a volta do Brasil ao Desfile das Nações em Nova Iorque.
Há dois anos promove, firmando como rota de turismo eqüestre, saindo de Viamão, a Cavalgada de Invasão Farroupilha e Resistência Imperial de São José do Norte. Realizou em 10 municípios gaúchos o projeto Esta Terra é Minha, ciclo de palestras sobre regionalismo e ecologia.
Em maio de 2008 a pedido do Exército Nacional, participou na coordenação e execução da Cavalgada 200 Anos de Osório que co-produziu com a TVE um documentário do evento, exibido como programa especial.
Agora em setembro de 2008, na sua 16ª. Cavalgada, os cavaleiros, por seu instituto farroupilha entram no cinema, filmando o evento que do Alegrete a Rosário do Sul, rasgou o dorso da Serra do Caverá em homenagem a Honório Lemos, Cel. Maurício de Abreu e os revolucionários de 1923, (revolta motivadora da queda do governo provincial que há 30 anos estava nas mãos de Borges de Medeiros).
O filme documentário O LEÃO DO CAVERÁ codinome de Honório, estréia dia 3 de novembro no 1º. Festival Internacional de São Paulo, antes porém, especialmente no Galpão Crioulo do Palácio Piratini para autoridades, imprensa, patrocinadores, produtores e cavaleiros no dia 29, 30 ou 31 de outubro, apoiado pela Governadora Yeda Crusius que apresenta no filme o documentário ao mundo. A produção cinematográfica é do ICF em parceria com a MBC Vídeo. Tem direção fotográfica do experiente Arno Maciel (ex - TV Globo), vencedor do festival de cinema de Gramado na categoria documentário em 2008, a idealização e direção musical é deste colunista, modesto compositor e cantor gaúcho. A história do nosso Leão do Caverá é rica, foi contada na película por várias pessoas em especial pelos historiadores Alcy Cheuiche, Nico Fagundes e Jorge Telles, bem como de netos e bisnetos de Honório Lemes. A trilha dos revolucionários é mostrada e foi refeita pelos Cavaleiros Farroupilhas da 16a. Cavalgada que com autenticidade visitaram locais estratégicos na Serra do Caverá, de emocionante cenário em magnífica marcha. O custo do investimento, tratando-se de cinema, foi muito econômico, não atingirá cem mil reais e foi até agora suportado pelo ICF que está captando apoiado na Secretária da Cultura Mônica Leal, primeira incentivadora do plano filmar nascido na EXPOINTER 2008. Das exibições, além dos festivais de cinema que o credenciarem e dos canais de TV que se interessarem, o ICF quer exibi-lo em todas as escolas públicas do Estado, como aula de história para alunos e professores, também como exemplo de que, quando se quer algo sendo pelo bem de todos, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode atingir sua meta, como atingiram os Cavaleiros Farroupilhas nesse sonho que é do seu lema: “Fazendo Pátria Semeando Cultural!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores