Conheça os jurados do 5º Gruta em Canto

Os nomes dos jurados do 5º Gruta em Canto de Nova Esperança do Sul já estão definidos. O evento acontece de 28 a 30 de novembro, as inscrições vão até o dia 17 de outubro e a triagem já está definida para os dias 29 e 30 de outubro. O 5º Gruta em Canto é uma promoção da Prefeitura Municipal de Nova Esperança do Sul, com a apoio do Grupo de Nativismo e Folclore Couro Cru e Piquete de Laçadores Estância dos Coqueiros. A produção do evento é de Aline Ferrão Produções.

Nilton Ferreira - Um dos maiores nomes da música nativista do Rio Grande do Sul, vencedor de diversos festivais, tendo sua carreira marcada por inúmeros sucessos.

Sérgio Rosa- Natural de Seberi, residente em Santa Maria, tem mais de 200 músicas gravadas com intérpretes e músicos em geral.Possui 4 CDs gravados com os Quatro ventos e 1 CD solo.Obteve mais de 100 premiações entre 1°, 2°, 3° lugares, também com música mais popular.

Adair de Freitas- Um dos mais consagrados artistas da música gaúcha nativa regionalista, possuí 13 discos gravados em sua carreira solo e mais de 300 composições em discos e Festivais Nativistas. É vencedor de vários eventos deste gênero, além das premiações paralelas neles obtidos. É compositor, poeta, musicista, arranjador e intérprete de suas canções e exímio executante de gaita de botão.Adair de Freitas é ganhador de prêmios de eventos tais como, Califórnia da Canção de Uruguaiana, Tertúlia de Santa Maria, Acampamento de Campo Bom, Carijó da Canção de Palmeira das Missões, Tropeada de Santana do Livramento, Gauderiada de Rosário do Sul, Eco dos Festivais de Tramandaí, Reponte de São Lourenço do Sul, Guyanuba da Canção de Sapucaia do Sul, entre outros.

Rodrigo Bauer- Rodrigo Bauer nasceu em São Borja RS. Publicou quatro livros de poesia. Venceu como letrista os maiores e mais tradicionais festivais de música do sul do Brasil, entre eles a Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, a Sapecada da Canção de Lages-SC, a Moenda da Canção, Um Canto para Martin Fierro, o Grito do Nativismo, a Ronda de São Pedro e a Sesmaria da Poesia Gaúcha entre vários outros. Conquistou mais de trinta primeiros lugares e mais de trinta premiações de melhor letra. Tem três CDs gravados, e o último deles atingiu Disco de Ouro no Rio Grande do Sul. Tem mais de 200 composições gravadas pelos maiores nomes da música gaúcha. Reconhecido como poeta de cunho regional e universal, recebeu, em 1998, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Troféu Vitória nas categorias: Melhor Compositor do ano, melhor letrista do ano e Melhor Canção do ano.

Eraci Rocha- Natural de Taquari – RS, músico, cantor e compositor com quase 300 (trezentas) músicas gravadas. Vencedor e melhor intérprete de vários festivais no Rio Grande do Sul e em outros estados, têm como sucessos conhecidos do grande público, músicas como: Pilão, ta assim de graxaim, vento norte, raça, nas varandas, quando apaga o candeeiro, entre outras.No Festival de Nova Esperança do Sul, gravou a música "Santa Fé", de sua autoria com Alcy Cheuiche e Orlando Mazzini.Seu disco Raça, gravado em 1985, foi considerado o melhor disco individual do nativismo na década de 80, indicado pela crítica especializada do Estado.Seu segundo trabalhão "Dentro do Coração", conquistou o prêmio O Disco do Ano, em 1990. O CD "Pra Matar Saudade" lançado em 2002, foi avaliado pela crítica como um dos melhores trabalhos de todos os tempos da música nativista do Rio Grande do Sul, no que tange a qualidade e produção. Eraci Rocha foi presidente da IGTF (instituto Gaúcho de Tradição e Folclore), no período de 1999 a 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores